• Foto do escritorby Naty Gui

IRONMAN 70.3 DE CASCAIS: Tudo o que precisa saber

Atualizado: 5 de set. de 2019

Oi gente!!! Entramos em setembro, o mês mais doce do ano (oi?), e parece que vai ser bem quente também.

E é também o mês que teremos a terceira edição da maior prova de triatlo do país, o Ironman 70.3 de Cascais, que acontecerá no dia 29 de setembro!!!

Eu estive presente nas duas edições anteriores, e este ano estarei presente na terceira edição graças a um passatempo realizado pela FUTURO España, onde tínhamos que responder uma pergunta, e consegui demonstrar o que era para mim uma atitude futuro!!!

E este ano vamos ter a ilustre presença de nada mais nada menos que Javier Gomez Noya (não estou preparada para isto haha).

Se é a sua estreia na distância, ou mesmo na prova, aqui vão algumas dicas sobre o percurso e o que pode esperar de cada seguimento.

Natação

Como sabemos aqui em Portugal a água é fria (gelada) o ano todo, portanto é quase certo a necessidade do uso do wetsuit.

O circuito é de uma única volta de 1900m, com partida da Praia da Ribeira, em frente ao Hotel Baía, em direção ao Clube Naval.

Da saída da água até o parque de transição são 600m. Mas não se preocupem pois toda essa zona será coberta com um tapete, além disso há a possibilidade de deixares um par de ténis numa área própria para quando sair da água calçá-los e seguir para a T1.

Particularmente, eu fiz isto no ano passado, deixei os ténis num saco e à saída da água os calcei e corri para a T1, mas confesso que não era necessário pois fazia-se bem a corrida até o hipódromo.

Ciclismo

Quanto ao ciclismo eu dividiria os 90km em 3 partes. A primeira é praticamente plana, o que faz com que seja um percurso rápido, mas por ser junto ao mar pode haver um pouco de vento, mas o que atrapalha também ajuda, depende a perspectiva (he he).

A partir do quilômetro 51 iniciamos a segunda parte, com subidas e descidas e paisagens naturais lindíssimas. É aí que entramos também no Circuito do Estoril, palco de grandes vitórias no automobilismo, e onde Airton Senna ganhou a sua primeira corrida de Fórmula 1. E aí sim levamos com muito vento, mas por sorte damos apenas uma volta e saímos do circuito, que curiosamente, não é plano. Saímos do Circuito do Estoril em direção a famosa subida da Lagoa Azul até a Malveira da Serra (vai ser preciso força nos "cambitos" pois são algumas subidas, mas passa rápido).

E como tudo que sobe, desce, iniciamos aqui a terceira parte do ciclismo. Descemos em direção ao Guincho, outra vez junto ao mar (torcer para termos vento a favor) até chegar a Cascais novamente, rumo a T2.

Corrida

A corrida será dividida em 2 voltas, na Avenida Marginal em direção à São Pedro do Estoril. O percurso da corrida é ligeiramente inclinado, principalmente depois do Estoril, onde temos uma subida, seguida de uma descida e outra subida. Não é propriamente um percurso fácil/rápido. Há que fazer as subidas conscientes e aproveitar as descidas e as partes planas.Haverão 6 postos de abastecimento, 3 na ida e 3 na volta, portanto hidratem-se, pois costuma estar bastante calor.

Basta conseguir passar por todos estes seguimentos que chegará a tão esperada meta Ironman, com seu imponente tapete vermelho e ir ao encontro da medalha de Finisher!!!

Eu garanto, é uma sensação indescritível, pois cada um sabe o quanto custou a preparação, tudo que abdicou para estar ali e viver aquele momento, e uma coisa eu garanto: cada meta cruzada é uma sensação diferente.

Portanto, divirtam-se e boa prova a todos!!!