top of page
  • Foto do escritorby Naty Gui

Bate papo com o Coach Pedro Quintela

Olá pessoal!!!

Estava aqui pensando em conteúdos para o blog e tive uma idéia. A de falar com gente interessante do mundo do desporto afim de divulgar o seu trabalho, informar e até motivar o leitor. Eu poderia só fazer pesquisas sobre diversos temas para partilhar com vocês, mas as vezes falar com quem entende do assunto melhor do que eu pode ser mais interessante.


Para isto vou fazer pequenas entrevistas para introduzir temas importantes na vida de um atleta, e hoje vamos inaugurar o nosso bate papo com o Coach de Triatlo Pedro Quintela.


O Pedro é professor do ensino secundário e treinador de triatlo, tem 50 anos (comassim?!), é casado, tem dois filhos e vive em Chamusca - Pinheiro Grande - também é meu treinador, e eu estou tão feliz e satisfeita não só como a minha evolução como atleta, mas também com a relação e compromisso treinador/atleta que é muito além do que enviar treino e eu a cumprir. O Pedro é amigo, conselheiro, "psicólogo", puxa a orelha se tem de puxar, cuida de cada um individualmente e está sempre em busca do conhecimento para ajudar ainda mais a chegarmos mais perto dos nossos objetivos.


NG: Quero iniciar no triatlo, quais os principais concelhos?

PQ: Verificar se tem alguma condição física. Se passar de uma situação de sedentarismo absoluto, deve começar por um desporto mais soft. Verificar se tem disponibilidade financeira (o equipamento é dispendioso assim como as inscrições nas provas) e disponibilidade temporal para dedicar algum tempo semanal as 3 modalidades que compõem o triatlo. Tentar arranjar um grupo de treino e um treinador.


NG: Por que ter um treinador?

PQ: O treinador experiente e com formação vai fazer um planeamento adequado e um treino estruturado. Por outro lado o facto de alguém te estar a preparar o treino tb te faz sentir na obrigação de cumprir quando não apetece


NG: Como funcionam os treinos?

PQ: Os treinos deverão preencher as 3 modalidades que compõem o triatlo (natação , ciclismo e corrida) bem como trabalho de força/ reforço muscular, procurando melhorar a tua eficiência em cada um dos segmentos em particular e no seu conjunto, encadeando-as.


NG: O que o motiva como treinador?

PQ: Sempre gostei muito da componente do treino enquanto atleta e quando deixei de ser atleta e passei a treinador, abracei com toda a paixão esta nova forma de continuar a estar no triatlo. Vivo intensamente a planificação, estruturação, acompanhamento e os resultados desportivos de todos os meus atletas. Acredito que o treino acompanhado só funciona com um enorme comprometimento mútuo.


NG: Você já foi atleta quando iniciou no triatlo. Tem vontade de voltar a competir?

PQ: Já não sinto vontade de competir. Foram muitos anos a abdicar de muita coisa e a fazer enormes sacrifícios. Por outro lado continuo fortemente ligado à modalidade.


NG: Sobre treinar mulheres, quais as principais diferenças?

PQ: As mulheres são muito diferentes dos homens. Não só a nível fisiológico, mas tb a nível psicológico. Mas essa conversa dava “pano para mangas”!


NG: Qual a sua opinião sobre o crescimento e o reconhecimento da mulher no esporte em geral?

PQ: As mulheres hoje, pelo seu tipo de vida idêntico ao dos homens, encontram tb no desporto um escape ao stress do trabalho, ao seu modo de vida urbano. Cada vez se veem mais mulheres a praticar desporto ao ar livre e a quererem desafiar-se, procurando cada vez mais, verdadeiros desafios como o triatlo ou os trails. As provas de Endurance são muito apelativas e felizmente cada vez se vê mais mulheres a competir.


NG: E por último, o que você pensa sobre os ultra triatlos?

PQ: Relativamente aos Ultra Triatlos, respeito imenso quem tenta concretizar esse tipo de desafios, aliás acompanhei o Miguel Carneiro num duplo e num triplo Ironman, mas para mim o Triatlo acaba na distância rainha - o Ironman.


Obrigada pela partilha coach!!! Se tiverem dúvidas, questões e/ou sugestões é só escreverem nos comentários.


Até a próxima :D






583 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page