Bate Papo com Carlos Bernardo - O Cabe
- by Naty Gui
- 6 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
Oi gente!!
Como vão vocês? Espero que se encontrem bem, fortes e tranquilos. Eu estou iniciando a minha quarta semana de isolamento social, e tem sido cada vez menos difícil pois a gente vai se habituando né.
Mas não vim falar disto, hoje eu vim falar de coisa boa que essa quarentena trouxe pra mim, pra nós.
Como sabem estamos a viver virtualmente e a tentar manter o corpo e a mente sãos com o conteúdo que muita malta do bem partilha nas redes sociais. Foi assim que eu "conheci" o Carlos Bernardo, mais conhecido por Cabe pelos seus alunos e clientes. Já nos seguíamos nas redes sociais, e foi por um detalhe numa foto que a gente começou a se falar e ele se propôs a ajudar a me recuperar de uma lesão pela qual estou a sofrer (sim, sofrer) que me impossibilita de correr.
Bem, feita essa introdução, quero dar a conhecer um pouco do trabalho do Cabe, e o quanto esse cara é fora de série e humilde pois trabalha desde atletas olímpicos, amadores àqueles que querem melhorar a sua forma e obter resultados pessoais.
- Nome: Carlos Bernardo
- Idade: 43 anos - Profissão: Preparador Fisico certificado pela Exos performance specialist , FMS certificated , USA Weighlifting;
- Responsável pelo Projecto Olímpico Benfica Natação e Triatlo - Federação de Triatlo Jovens Promessas; e Estoril Praia Juniores e Futebol Femenino Seniores
- Contactos: 91 2682922
- E-mail: cabe.train2win@gmail.com
- Instagram: @cabeperformancetraining
NG: Quando e porque começou o seu interesse por ser preparador físico de atletas?
CB: O meu interesse pela preparação física de atletas começou a ser mais levada a sério na minha estadia nos Estados Unidos, quando concluí a formação na conceituada Athletes Performance , actualmente EXOS . Mas a minha paixão pelo desporto já vem desde pequeno . Fui atleta federado em duas modalidades e em ambas tive a oportunidade de ser Campeão Nacional. Por isso depois de acabar a minha carreira como atleta decidi poder ajudar os outros a alcançar o que que eu consegui elevados outros patamares . NG: Muitos de nós atletas amadores deixamos de lado os treinos de força, ou por falta de tempo ou de vontade mesmo. Qual é a importância do trabalho de fortalecimento muscular e mobilidade para os atletas de endurance?
CB: Independentemente do desporto que praticamos , o corpo funciona como um todo, é uma maquina , e como tal tem de estar o mais afinada possível para poder ter um bom rendimento. Ambos os aspectos acima referidos são muito importante na prevenção de lesões . O objectivo é ser eficiente, e conseguir ter bons padrões de movimento. O que acontece é que estas características se não forem trabalhadas ou estimuladas vão se perdendo, e assim torna a nossa maquina sujeita algumas avarias ( lesões ).
NG: Por falar em lesões, o que você pode dizer pra gente sobre a prevenção?
CB: A prevenção de lesão passa principalmente por ter um bom plano de treino , bem elaborado , com controle de cargas. Muitas vezes pensamos que estamos a fazer o correcto , mas não é bem assim, principalmente em desportos de lazer, ou de competição mas a um nível mais baixo . É preciso ter um plano bem elaborado, uma alimentação bem equilibrada e principalmente estratégias de recuperação, porque não se treina o que não se recupera.
NG: Quantas vezes por semana seria o ideal para fazermos os treinos de fortalecimento?
CB: Normalmente 2 a 3 vezes por semana dependendo sempre do planeamento e da parte da época onde estamos.
NG: Há diferença nos treinos para os atletas amadores e os profissionais que você acompanha?
CB: O meu trabalho é sempre o mesmo, independentemente se é profissional ou não . Alias o meu objectivo é dar a oportunidade de quem não é profissional ter o mesmo treino que os meu atletas de alto nível .
NG: Muito se fala sobre a importância do fortalecimento do Core - músculos responsáveis por dar suporte e estabilidade para a região pélvica, lombar e quadril - para melhorar a prática esportiva e evitar lesões.
CB: O Core é o nosso pilar . No sistema cabeperformanceTraining consideramos o CORE como todos os músculos desde os ombros, tronco e anca . Este é o nosso pilar, a nossa estrutura , toda a transmissão de forças passa por aqui . Daqui depende a nossa estabilidade e mobilidade, e se algo falha nesta cadeia torna-nos menos eficientes.
NG: Eu li há pouco tempo sobre a sarcopenia (perda de massa muscular associada a idade) e como os exercícios de fortalecimento muscular consegue diminuir drasticamente esse problema, achei interessante.
CB: Sim é muito interessante, muitas vezes o que acontece é que desvalorizamos o treino de força, ainda ha quem pense que força significa tamanho , e não é verdade . Com o tempo vamos perdendo massa muscular , e se não a estabilizamos ou se não a vamos estimulando com cargas progressivas e estímulos novos para conseguir obter resposta a esses estímulos , não conseguimos manter nem aumentar a nossa magra . O nossos músculos são a proteção das nossas articulações .Se reparamos nos desportos de Endurance neste caso o Triatlo existe muita lesão de esforço . Isto acontece porque não temos força nem massa muscular suficiente para nos proteger do desgaste e do impacto ( correr tem muito impacto ) que o desporto nos proporciona . NG: Cumprir os planos de treinos é bom, fazer os treinos de força também, e recuperar... CB: A recuperação é fundamental , para recuperar os nossos músculos precisamos de energia, se não damos ao nosso corpo os alimentos adequados e o descanso que ele necessita para poder recuperar , estamos no caminho que não queremos , que é a lesão . Por isso peçam ajuda , leiam e eduquem- se.
E aí gostaram? Se tiverem alguma dúvida ou questão, entrem em contacto com o Cabe, e sigam-no no Instagram pois ele dá muitas dicas e treinos super legais.
Obrigada Carlos :D
Comentários