top of page

Bate Papo com a Triatleta Vanessa Pereira

Oi gente!!!

Estou contentíssima com esse bate papo de hoje!!!! Há alguns dias escrevi à Vanessa e perguntei se ela topava dar uma entrevista aqui para o blog, e ela topou na hora. Gente, a Vanessa é de uma humildade fora de série para o que ela representa no desporto. Falamos algumas vezes pelas redes sociais e uma ou outra pessoalmente, e confesso que depois desta pequena entrevista eu fiquei com mais vontade ainda de ficar sua amiga, por que além de uma mega atleta, a Vanessa é uma fofa, simpática, querida e super pé no chão.

Conheça um pouco da sua história e da sua dedicação e paixão pelo triatlo.


Nome: Vanessa Sofia David Pereira

Naturalidade: Rocha Forte, Cadaval

Idade: 31 anos

Coach: Paulo Antunes


Principais resultados - 6x campeã nacional Triatlo longo

- Campeã Nacional Contra Relógio Ciclismo 2013

- Campeã do Mundo AG 20-24 Triatlo Longo ITU

- Recordista Nacional Distância Ironman - 9h31min

- 21 IM Finishers

- 2X Finisher Campeonato Mundo Ironman Hawaii (única mulher portuguesa na história) (4º lugar categoria AG 20-24)


NG: Quando iniciou no triatlo?

VP: Sempre fui apaixonada por desporto em geral, pratiquei ginástica, aeróbica, danças de salão, ballet...no secundário ela a única rapariga que adorava a disciplina de desporto. Conheci o meu professor de ed. fisíca que na altura estava a preparar o seu primeiro Ironman, na altura nem sabia o que era o triatlo. Desde logo fiquei fascinada, lembro-me de estar ao computador com a minha internet muito lenta na aldeia...a acompanhar o Ironman do Hawaii e os portuguesas presentes na altura (Sergio Marques 2006). Disse que um dia queria terminar um Ironman. Comecei a brincar aos sprints, a minha primeira prova foi em estafeta (fiz a parte da corrida) durante 4 anos percorri os sprints até aos Olímpicos, e quando me senti preparada inscrevei no meu primeiro Half Ironman. Adorei a experiência! Estava no último ano de faculdade (licenciatura em Farmácia) e numa conversa de bar, os meus colegas discutiam a viagem de final de curso. No momento pensei que esta seria a minha oportunidade em fazer um Ironman. E assim foi, pedi aos meus pais como prenda de final de curso uma inscrição num Ironman. Treinei, sofri, tive momentos em que queria desistir...mas não, e em 2011 com 22 anos terminei e realizei o meu sonho, terminar um Ironman! Foi um momento inesquecível que nunca poderia imaginar que tal tivesse acontecido. Não só terminava o meu primeiro Ironman como batia o recorde na distância, baixando das 11h (tempo de uma das pessoa que admiro Helena Medeiro), como tinha ganho a minha categoria AG por mais de 2h, obtendo assim o slot para o Hawaii. Eu simplesmente não queria acreditar! Depressa se tornou um vício, uma paixão, e com muito amor e persistência, sem talento, tenho conseguido alcançar e viver até aos dias de hoje momentos que nunca em tempo algum poderia se quer imaginar. Que viagem!

NG: Qual (ou quais) a prova que mais te marcou, e porque?

VP: O Hawaii é o Hawaii, sem dúvida a prova que me fez chorar e me marcou para o resto da vida. Lembro de aterrar na ilha e de viver aquela semana como se fosse uma menina de 5 anos...encantada no castelo e os príncipes e princesas, histórias do desporto como Marc Allen, Dave Scott, ali á minha frente... Vivi cada momento e cada segundo, não ganhei nada, mas saí de lá uma vencedora.  

NG: Como foi a sua estreia no Ironman Full Distance?

VP: Na minha preparação para a prova tive a sorte de ir de encontro aos melhores, treinei junto de nomes como Sergio Dias, Sergio Marques, Hugo Ribeiro, Helder Milheiras, Rodrigo Baltazar...a humildade e sabedoria de todos deram-me bagagem para enfrentar o Ironman com a consciência de que estava preparada. E assim foi, apesar de ter tido um contratempo, o selim da minha bicicleta durante o ciclismo soltou-se o parafuso tendo de pedalar 10km até á assistência sem selim, toda a prova correu lindamente, desde a nutrição ao ter forças para cortar a meta com o maior sorriso de toda a minha vida.

NG: Qual o seu volume de treinos semanais?

VP: Vão entre 14h a 25h. Em semanas de maior carga posso chegar ás 25h onde o tempo se concentra na maioria aos fim de semanas. 

NG: Consegue se dedicar a 100% ao triatlo ou tem outra atividade?

VP: Quem me dera ser uma profissional a sério :-). Muitas vezes penso em como e o que poderia chegar e alcançar se fosse mesmo uma profissional a sério. Não sou mas não deixo de ser feliz por isso. Para além da minha licenciatura em farmácia estou a terminar o mestrado em treino de alto rendimento onde me quero dedicar exclusivamente ao treino. Treino neste momento 13 atletas focados na longa distancia, ajudo-os a alcançar os seus sonhos.E nada me tem dado maior prazer e alegria. Adoraria ter um projecto de longa distância só para mulheres, treinos, trainning camps, palestras etc. Espero um dia conseguir realizar.

NG: A sua dieta é "treinar para comer" ou segue uma dieta balanceada? (conta tudo pra gente hehe)

VP: Já fui muito "focada" na alimentação, cometi loucuras de cortar nos hidratos, não comer doces absolutamente nenhuns...Foi quando regressei do Hawaii pela segunda vez e fiquei fascinada com a forma das atletas femininas, onde apenas o que se via era pele e músculo :-D. E com esses erros paguei caro. Apesar de uma forma imediata me ter sentido muito bem, perdi muito peso, e a longo prazo deixei de ter energia, força e vivia deprimida. 

Consegui ultrapassar essa fase, e cresci. Neste momento como com prazer e quando me apetece. Aprendi que não podemos querer ter o corpo de X atleta, somos únicas e esse único que há em nós que nos faz ser especiais. Com o treino e uma boa alimentação o corpo molda-se ao ótimo de competição e ideal, o nosso ideal. Não como bolos todos os dias, evito fritos ou comidas mais "pesadas", apenas porque em dias que ainda tenho de ir treinar, não me sinto bem. Influenciada pela minha irmã que é vegan desde os 15 anos, neste momento a minha alimentação passa desde o peixe ao tofu, ou seja, tento comer apenas uma vez por dia proteina animal, troquei o leite por bebida vegetal e tento ao máximo evitar queijos e iogurte (adoro), especialmente nos dias de treino. Em semana de competição elimino o glúten por completo. E um dia da semana, sábado á noite ou domingos, tenho de beber vinho, um copo de vinho, ou dois ;-P junto de uma refeição deliciosa. É  a minha motivação e boost para o treino longo de domingo no dia seguinte :-)


NG: Quando bate a desmotivação, como você da a volta a isto?

VP: Existem muitos momentos que apetece tudo menos treinar, especialmente no inverno. Detesto o frio, não consigo ter rendimento, fico de mau humor e desanimada. Nessas alturas penso nos momentos menos bons por que passei, fractura de stress, cirurgia urgente ao intestino...que nessas alturas dava tudo para treinar e não podia. Depressa coloco os ténis e sigo o treino. Penso que muitos davam tudo para ter saúde e a oportunidade que eu tenho em poder fazer aquilo que me faz feliz.Nunca digo que faço sacrifícios, faço isto por prazer e porque me faz feliz, tenho o apoio sempre dos meus pais e família, e só por isso sou uma afortunada. 


NG: Você é referência para muitas meninas no triatlo, qual conselho você dá pra quem tá começando e pra quem já está na estrada?

VP: Fico sem jeito dizendo que sou uma referência :-). Não me sinto isso, apenas sou uma menina igual a todas nós que fazemos o que gostamos e somos felizes independentemente se alcançamos o primeiro ou o último lugar. Sou humilde na forma como encaro este desporto e penso que esse é o maior conselho que poderei dar, com humildade podemos alcançar tudo. Seguir e pedir conselhos aos que têm uma longa experiência na modalidade, pesquisar sobre a nossa história e de como chegámos até aos dias de hoje. Sermos pacientes, a distância longa é maravilhosa, e os resultados irão aparecer, porque nada é impossível. O meu lema: " an overnight success usually takes 10 years"


NG: Qual é a sua prova objetivo para 2020, pode contar pra gente?

VP: Sonhos ainda por realizar :-)

Vencer uma prova de Ironman

Baixar das 9h30

Qualificar novamente para o Hawaii mas como PRO.


É uma querida né gente!!!! Eu só tenho uma coisa a dizer... para quando é esse trainning camp?!??!

Sigam a Vanessa nas redes sociais, apoiem, torçam, sejam parceiros.




94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page