top of page
  • Foto do escritorby Naty Gui

Bate papo com a Health Coach Ana Tavela #mondaymotivation

Oi gente!!! Olha só que coisa incrível, eu convidei a minha amiga e health coach Ana Tavela pra vir falar com a gente sobre o seu trabalho e como pode ajudar a transformar a nossa vida.


Tá muito interessante esse bate papo pois ela vem elucidar e desmistificar a "dieta", e de uma vez por todas explicar que uma mudança, seja ela na alimentação ou na vida, ela parte de dentro para fora, parte do desejo de se transformar e encontrar o estilo de vida que melhor encaixe na sua personalidade e no que você anseia.


Portanto, muita atenção no que vem aí, pois é conteúdo que vale a pena ler várias vezes.



Nome: Ana Lucia Tavela

Naturalidade: brasileira

Idade: 36

Formação: Health Coach especialista em Medicina do Estilo de Vida e Farmacêutica-Bioquímica


NG: O que faz um Health Coach?

AT: Eu ajudo as pessoas a transformarem seus hábitos relacionados à saúde, alimentação e estilo de vida. Nas sessões com meus clientes tenho uma abordagem integrativa de todas as áreas fundamentais para uma boa saúde: alimentação, sono, exercícios, stress, relaxamento, emoções. Não tenho um protocolo único para todos, trabalho de forma individualizada, cada pessoa tem diferentes necessidades. Para alguns mudar a dieta, para outros melhorar a organização e o gerenciamento das prioridades. Mas no geral no meu trabalho faço a pessoa priorizar sua saúde como forma de prevenção de doenças e melhor longevidade. Pequenos hábitos que mudamos agora, a longo prazo, significam grandes conquistas de vida. Não existem limites quando estamos com nossa saúde em dia, todos os demais fatores da nossa vida melhoram como consequência.

Como sou farmacêutica-bioquímica por formação, consigo também avaliar exames laboratoriais e fazer uma avaliação do cliente mais a fundo, a nível celular, podendo sugerir suplementos ou alimentos que contenham vitaminas e minerais que podem ser importantes para aquela pessoa. 


NG: O Health Coach substitui um nutricionista?

AT: Não substitui, complementa. Um nutricionista é o único profissional capacitado para prescrever dietas com base em quantidade de calorias e macronutrientes. O meu trabalho é complementar pois meu foco é uma melhor aderência ao plano alimentar. Quando um paciente vai ao médico ou ao nutricionista e ouve: “Você precisa mudar seus hábitos”- geralmente a pessoa não faz ideia por onde começar, é justamente aí que entro, dando autonomia e guiando o cliente rumo à mudanças que ele nunca antes soube abraçar de forma sustentável. O nutricionista prescreve o plano alimentar e eu dou todo o suporte para que o plano seja implementado de forma consistente e duradoura.


NG: O que significa DIETA para você?

AT: Dieta para mim são escolhas alimentares que fazemos todos os dias. Mas a maioria das pessoas pensa como restrição e dão uma conotação negativa à palavra. Dizer “estou de dieta” nos faz pensar em uma pessoa que só come salada e passa fome mas isso não faz sentido! Dieta é escolher os alimentos que farão parte do seu dia-a-dia, que te fazem bem e que vão te deixar satisfeito. Faz parte também escolher os alimentos que serão ocasionais. A escolha da dieta depende de paladar, gosto pessoal, sazonalidade, emoções e sono - tudo está relacionado. Por exemplo, quando não temos uma boa noite de sono, nossa tendência a fazer piores escolhas alimentares no dia seguinte é muito alta. Ou então no inverno: nosso corpo pede por alimentos quentes, então temos de respeitar os alimentos da estação pois eles são justamente o que nosso corpo precisa naquele determinado período do ano. Fazer dieta para mim é preocupar-se com o que consome para nutrir seu corpo e atender às necessidades da sua fisiologia e bioquímica. Escolher comida de verdade sempre, evitando produtos alimentícios (industrializados) que contém substâncias sintéticas que não fazem bem ao nosso corpo. Eu trocaria o “estar de dieta” por o “preocupar-se com a dieta” e estar consciente que nossas escolhas alimentares ao longo da vida (nossa dieta) é o que determina nossa longevidade e ativação/desativação de nossos genes. 



NG: Qual a melhor maneira de adquirir melhores hábitos alimentares?

AT: O ponto mais importante é esse desejo de melhorar partir da pessoa. Se a pessoa não quiser não existe nutricionista, médico, health coach ou vigário que ajude. A partir do momento que a necessidade da mudança partir de dentro para fora, minha sugestão é mudar aos poucos e de forma consistente. Ajuda muito ter objetivos claros e bem definidos. Pois é desconfortável mudar, saímos de nossa zona de conforto quando mudamos. Entender que é preciso um esforço inicial é importante, assim como ter disciplina para fazer essa melhora uma rotina para a longo prazo, tornar-se um hábito e já não precisarmos de esforço para fazer.


NG: Acha que estamos sobrecarregados e por isso não estamos preocupados com nossa alimentação?

AT: Com certeza! O mundo de hoje não nos dá tempo para a conexão com nossa própria natureza. Ao meio de tantos estímulos, não percebemos as mensagens do nosso corpo, por isso estamos cada vez mais doentes, pois só ouvimos e paramos quando nosso corpo grita. Quando o ideal é trabalharmos prevenção, ouvindo quando o corpo sussurra. Respeitando nossas células e a perfeição que é a natureza do nosso corpo. Eu sou apaixonada por bioquímica e acredito que todas as reações que acontecem dentro de nós, todos os dias, sem sequer nos darmos conta, é algo tão incrível, que o mínimo que temos a fazer é reconhecer e honrar essa mágica divina dando o combustível adequado para que o equilíbrio do sistema seja uma constante. 


Quem aí ficou com vontade de continuar esse bate papo com a Ana?! Quem quiser saber mais e começar a sua mudança é só entrar em contacto com ela.

Aproveitem para visitar o seu site e seguir o seu instagram e ficarem por dentro de todas a dicas que a Ana trás pra gente diariamente.


Obrigada minha querida por arranjar um tempinho pra vir falar com a gente.


Instagram: @analutavela



233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page